TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ALMA FELINA


Para atender a uma solicitação da Cynthia, fui
‘catar’ no Livro dos Bichos, um poema sobre gatos.

Com grande surpresa (já tinha lido o livro, mas não
atentei pra esse detalhe), só há um poema com esse
tema!

Isso é surpreendente porque no livro constam cinco
poemas sobre boi, quatro sobre cão, três sobre leão,
dois sobre morcego e ainda tem um sobre javali!

Bem, surpresas à parte, vejamos único e solitário
poemas sobre gato. Não é gracioso, mas é bem
interessante.

À UMA GATA

João de Deus

* 1830 em São Bartolomeu de Messines,
no Algarve (sul de Portugal)
+ 1896 em Lisboa.

Tu só, pobre animal, beijas o triste!

Tu que os ratos devoras e que os dentes

tens afiados para quanto existe!

Caprichosa exceção! Dize: Que sentes?

Amas, pobre animal! e tens pena,

sim, e pode na tua alma entrar piedade?

Se pode entrar eu sei! Negar quem há-de

amor ao tigre, coração à hiena!

Tudo no mundo sente: O ódio é prêmio

dos condenados só que esconde o inferno.

Tudo no mundo sente: A mão do Eterno

a tudo deu irmão, deu par, deu gêmeo.

A mim deu-me esta gata, a mim deu-me isto...

Esta fera, que as unhas encolhendo

Pelos ombros me trepa e vem, correndo

beijar-me... Só não vivo! Amado, existo!


Aqui é enfocada a dedicação animal ao ser
humano, objeto de tantas histórias
enternecedoras e que, realmente, muitas vezes
nos deixam abismados.

O animal não impõe condições para “amar” um ser
humano, nem mesmo os maus tratos são motivos
para desprezar o dono.

Por isso, o sonho para um ‘patrão’ é o empregado
robótico que, idealisticamente, é eficiente,
obediente e tem a fidelidade de um animal.

Abraço do tesco!

4 comentários:

Anônimo disse...

Discordo desses gatos!
Não são desse planeta!
quem faia apologia aos gatos?
Qdo chego, eles pensam que o sofá é deles,
Se me roubam, não reagem, so pedem ao ladrão p não serem incomodados,
São capazes de sentir ciumes de e de não me darem atenção!
Que bicho é esse?
E, nem todo bicho homem tem a habilidade de um gato! (exceto Josê Sarney)
Ora essa!
rsrsr
beijos

Inglês Rápido e Descomplicado disse...

Pois eu adoro-os, e acredito que meus filhos felinos merecem uma poesia. Pena que eu não tenha a habilidade para isso.... quem sabe outro dia.... tio, obrigada!

Daniel Savio disse...

Menino Tesco, os gatos são algo livre, pois hora eles amam e hora não estão nem ai para o dono...

Mas com certeza há um amor para com o dono, isto existe.

Fique com Deus, menino Tesco.
Um abraço.

Anônimo disse...

Tesco, nunca tive um gato, mas tenho paixão por eles. Um amigo há muito tempo disse uma frase que eu nunca mais esqueci "Ao contrário do cão, o gato é um animal com caráter".
Beijotescas
Yvonne