TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Conversa com Altertesco


Aproveitando o momento de intimidade.
só aqui entre nós, nos últimos meses
li dois livrinhos de Clarice Lispector e...
Não gostei de nenhum!

- Oh! Que heresia!
E o que é pior, gostei muito mais do livro de

Paulo Coelho que estou colocando no Sortesco.
- Meu Deus, o tesco enlouqueceu!
Pois digo com sinceridade. Não vi nesses dois
livros da Clarice, nenhum sintoma de lógica
interna dos personagens, são confusos demais,
não sabem de nada, não entendem as coisas e
não chegam à conclusão nenhuma.
Não criam empatia comigo.
- Mas personagem tem que criar empatia?
Lógico! Se você não se identifica com nenhum
personagem, não vê graça na narração. Aliás,
pode nem ver narração nenhuma.
- E você não se empolgou com a narração
da Clarice?
Pra falar a verdade, vi apenas um mosaico de
impressões. Como um caleidoscópio, que vai
mostrando uma multidão de imagens, que
podem ser bonitas, mas que não tem

necessariamente ligação entre si.
- Veja bem, tesco, o que você está dizendo.
Você está desconstruindo um ícone da
literatura nacional!
Não, nada disso, estou apenas dando uma

opinião de leitor. Nada desse negócio de
literatura, que não leva a lugar nenhum.

Essa classificação sem fim, pondo um autor
numa determinada classe, outro numa escola
tal, um é moderno outro é barroco. Como se
isso melhorasse a obra do autor. Não gostei

da Clarice e pronto! Direito do leitor!
- É, tá certo, é direito do leitor, sim.
Mas fala baixo...

Abraço do tesco.

16 comentários:

Edu e Mau disse...

Tá muito certo, tesquinho! A gente não tem que gostar de nada porque os outros dizem! Opinião própria é tudo de bom (influências e discussões amigáveis tudo bem, mas nada de imposições)!

Henrique Crespo disse...

hahaha boa Tesco.
Bem, não conheço toda a obra da Clarice mas a que tive contato me faz discordar bastante de você, no entanto, seu direito está assegurado. Discordo de você mas defendo seu direito de dar a opinião. No fim, talvez, a literatura passe sempre pelo pessoal. A empatia que diz. Então, nesse ponto de nada valem as vacas sagradas ditadas pela inteligentsia
Grande abraço

Anônimo disse...

Grande Tesco,
Você tem direito de gostar ou não gostar do quiser.
Nunca li Paulo Coelho e, confesso, tenho um certo preconceito. Já li um pouco de Clarice e gostei do que li. Quero saber quais são os livros dela que vc leu e não gostou.
Abração.
CLARK

tesco disse...

CLARK, eu li "A hora da estrela", em setembro e estou lendo "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" agora. Este nem terminei, mas já estou detestando.
Será que ela tem algo melhor?

Daniel Savio disse...

Cada leitor acaba escolhendo os seus autores preferidos, seja por causa do estilo de narração, construção dos personagens (e fatos da história), etc, então sempre vai ter opiniões diferentes...

Estou com mera impressão que o seu blog vai ser um guia de leitura.

Brincadeira com um fundo de verdade.

Fica com Deus, "menino" Tesco.
Um abraço.

Aninha Pontes disse...

É engraçado.
Já tive essas impressões de livros que li, que ninguém entendeu nada.
Mas é isso, só porque todo mundo gosta, não sou obrigado a gostar né?
E mais, vale a pena dizer.
Um abraço.

Anônimo disse...

Mas se não gostou,não gostou,ué... Quem disse que todo mundo tem que gostar dos famosos.
E vou até mais longe,Paulo Coelho nem é tão ruim como dizem,rsss

Tesco,fico com o grupo 8.

Abraços!

Lygia Prudente disse...

Interessante, tesco, também penso como você. Esta opinião formada e própria demonstra nitidamente o discernimento que o caracteriza. eu, por exemplo, só gosto de asistir a filmes cujo conteúdo tem a ver comigo e não pura e simplesmente porque foi premiado. Um abraço,
Lygia Prudente.

Anônimo disse...

Obrigado pela visita e comentário deixados lá no "ontem-hoje".
Li apenas dois levros de Clarice, na época achei meio cansativo.
Abraços.
Ismael.

Anônimo disse...

hummm eu nao li nenhum dos dois. então não posso falar. ^^
DEISE

Anônimo disse...

ahh esqueci de dizer que também asseguro o direito de cada um ter e poder dizer a opinião que tiver e quiser. DEISE ^^

Anônimo disse...

Eu, particularmente, acho que Lispector para ser lida mesmo exige certos estados de alma...uma certo tipo de crise existencial né? Agora, ninguem pode viver nessas crises, daí, a leitura enfadonha..rsrs
Clarice Alves

Mauro Castro disse...

Tesco, apoio total!!
Não deves explicação nenhuma. Eu já cansei de ler "grandes escritores" e não gostar. Larguei muito "clássico" pela metade.
Há braços!!

hiscla disse...

AH...acho que conseguirei...ganhar..quero opto pelo grupo 07, ok?

Anônimo disse...

Grupo 07, ok? tesco?

Yvonne disse...

Tesco, você tem todo direito de não gostar das unanimidades. Eu devo ser uma das poucas pessoas neste continental país que ODEIA o João Gilberto. Beijocas